Sindicato dos Publicitários, Agenciadores de Propaganda e Trabalhadores em Empresas de Publicidade do Estado do Rio Grande do Sul - SINPAPTEP RS

INFORMATIVO 2022

CONTRIBUIÇÕES

CARTA DE OPOSIÇÃO É GOL CONTRA

Não por acaso, a iniciativa é até incentivada

pelas empresas, que são incapazes de liberar

o trabalhador para levar um filho ao médico,

mas liberam para irem até o Sindicato entregar

a carta de oposição.

Você já se perguntou por que as empresas, que são tão duras quando se trata de saúde do trabalhador e de seus dependentes, muitas vezes negando qualquer saída antecipada para levar um filho ao médico, sem tornam, de repente, generosas a ponto de liberar o trabalhador, no horário de expediente, para que ele vá até o Sindicato entregar sua carta de oposição, não autorizando o desconto da contribuição assistencial em favor do Sindicato?

Pois é preciso estar atento. Toda esta “compreensão” com os trabalhadores tem como principal objetivo enfraquecer o Sindicato, que é a principal ferramenta de luta e de resistência dos trabalhadores. Importante perceber que enquanto elas incentivam o trabalhador a não contribuir com seu sindicato, elas mesmo continuam contribuindo fortalecendo o seu sindicato patronal.

Portanto o SINPAPTEP-RS faz mais do que um apelo para que os trabalhadores não caiam neste conto do vigário e mantenham os descontos das contribuições sindical e assistencial. Individualmente, o valor é pequeno, mas no coletivo, faz a diferença para garantir a luta e os serviços prestados pelo Sindicato à categoria.

Frente a brutal destruição dos direitos dos trabalhadores que vem se dando sistematicamente desde a reforma trabalhista de 2017 e que continua até hoje, (mais um exemplo é a redução da multa dos 40% para 20%), os sindicatos são cada vez mais importantes e necessários. A pandemia foi um período em que isso ficou bem claro. Foi graças aos Sindicatos, que exigiram das empresas medidas de proteção aos trabalhadores e que estabeleceram acordos específicos quanto ao trabalho durante o período de pandemia, quem muitos não foram expostos à Covid-19 e mantiveram seus empregos.

Apesar de reconhecer o direto do trabalhador de entregar a carta, o Sindicato tem reiterado que a sustentação financeira da entidade é tarefa dos trabalhadores, e que somente com um sindicato forte é possível garantir os direitos da categoria. Portanto, reflita, avalie e acredite: “quem está ao lado do trabalhador, é o SINDICATO! O resto é gol contra”.

*Publicação cópia do jornal dos Gráficos e adaptada